Poderia ser aquele episódio antigo do Pica-Pau, com a bruxa tentando levantar voo com a vassoura e dizendo “e lá vamos nós…”, mas o fato agora nada tem de engraçado.
Nessa última semana, durante um evento voltado a promoção de ações para combate à violência, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, resolveu seguir o péssimo exemplo de outros políticos, vinculando os jogos digitais a comportamentos violentos. Além disso, comentou que não há jogos voltados à Educação. Quem não viu ou não leu pode conferir neste vídeo, com a fala em questão iniciando em 2:29:29.
Já tivemos oportunidade de comentar longamente a respeito do assunto em nossa carta aberta de 14/03/2019, logo após a fala do então Vice-Presidente da República Hamilton Mourão, na mesma linha, colocando lado a lado a violência e os jogos digitais. Recomendamos ler o post para conhecer nossa opinião sobre o assunto na época, que se mantém frente a mais essa manifestação prejudicial à indústria brasileira de jogos digitais.
A recente declaração do Presidente Lula repercutiu fortemente na indústria brasileira de jogos digitais, seja na mídia especializada, em portais de grande audiência como o UOL, ou com respostas de associações como a Abragames, entre outras, e iniciativas independentes, como a de um coletivo ligado ao meio acadêmico, que publicou uma carta aberta e continua recebendo apoio. Todas essas manifestações trazem informações qualificadas e relevantes a respeito do assunto, de forma que não julgamos necessário repetir o que já dissemos em 2019 e o que essas outras entidades e pessoas dizem agora.
Contudo, repetimos o apelo para que autoridades que tenham a intenção de discorrer sobre temas que possivelmente não sejam de seu domínio procurem informar-se melhor, seja por conta própria ou buscando especialistas para evitar emitir opiniões sem embasamento, rasas e que trazem um potencial prejuízo ao trabalho de milhares de pessoas em empresas, instituições de ensino e pesquisa de todo o Brasil, que lutam pelo crescimento da indústria brasileira de jogos digitais.
Essa é a posição da IGDA-SP frente à desastrosa declaração do Presidente Lula sobre os jogos digitais, feita em 18/04/2023. Esperamos com isso contribuir com as discussões sobre o tema e continuamos à disposição e prontos a colaborar com futuras iniciativas que venham em prol da indústria brasileira de jogos digitais.