O III Encontro da IGDA-SP em 2015 ocorreu em 11/07 na Faculdade Impacta de Tecnologia.
A abertura do evento com as boas vindas aos presentes foi feita às 10h15 pelo Prof. Alan Carvalho, que além de Diretor Acadêmico da IGDA-SP é Coordenador do Curso de Jogos Digitais da Faculdade Impacta de Tecnologia.
Em seguida, passou a palavra para a Larissa Ferreira, do setor de Marketing da faculdade, que comentou rapidamente sobre cursos oferecidos pela divisão de treinamento da Impacta e sobre descontos que serão enviados aos presentes em alguns desses cursos.
Após isso, o Marcos de Paula Gonçalves, Diretor de Eventos da IGDA-SP fez a apresentação da IGDA e do Capítulo São Paulo, ressaltando o papel da participação de profissionais e estudantes de desenvolvimento de jogos para que a Associação possa ser cada vez mais atuante.
Depois foi a vez do Raul Tabajara, da Carranca Games, que estava representando o pessoal da Vortex. Raul fez uma brilhante apresentação sobre o HeartBits, evento de cultura gamer que fez parte da Virada Cultural desse ano. Um vídeo foi produzido e pode ser assistido aqui.
O Paulo Ferreira, formado em Jogos Digitais pela FMU, apresentou seu jogo desenvolvido como TCC: o Ninjineer, que tem como personagem principal um engenheiro ninja. Foi uma ótima apresentação de um jogo de muito boa qualidade, com muito bom humor.
Os alunos Cristian Martinez, Kauê Bistriche e Marcel Garcez, do curso de Jogos Digitais da Faculdade Impacta de Tecnologia, apresentaram o jogo Projeto Varginha que está em desenvolvimento e abordará educação ambiental. Importantes contribuições foram dadas pelos participantes aos alunos para que possam aprimorar o projeto.
E depois tivemos a volta do Raul Tabajara, que apresentou um pouco de seu trabalho e ministrou uma verdadeira aula sobre Caligrafia, relacionando essa arte com diversos fenômenos culturais e históricos.
Por fim foi aberto o debate para discussões, tendo como assunto principal a recente polêmica envolvendo um documentário elaborado por alunas da USP sobre mulheres e games e os ataques que receberam por parte de usuários do 55chan (veja mais aqui). A discussão foi bem produtiva e diversos pontos de vista foram colocados, contribuindo para um debate que com certeza não terminou neste encontro.
Às 13h30, aproximadamente, terminamos mais um encontro da IGDA-SP e o próximo será em setembro, com dia e local a confirmar.