Associação

Começou uma nova IGDA-SP – e ela precisa de você!

Vamos direto ao ponto: a IGDA-SP ficou inativa durante algum tempo e todos os desenvolvedores de São Paulo sabem disso. Quer dizer, todos não – só os que sabem que o capítulo paulistano existe, porque ainda tem muita gente que faz jogos aqui na terra da garoa e nem sequer conhece a Associação. Péssimo, certo? Claro. Mas este texto não está aqui para lamentar as águas passadas. Ele é, na verdade, um grande convite: vamos mudar este quadro juntos?

Afinal, vamos combinar que aqui em São Paulo temos tudo o que precisamos: estúdios grandes, estúdios pequenos, independentes sem estúdio, cursos técnicos, de graduação e de pós, acesso à informação, arte e cultura e, claro, o principal – um monte de desenvolvedores talentosos procurando caminhos para dar certo nesse nosso mercado maluco, ainda tão pequeno localmente, mas de um potencial colossal.

Antes de continuar, vale esclarecer que a IGDA-SP é e sempre será neutra com relação às outras associações nacionais – Abragames e Acigames, especificamente. Podemos fazer parcerias, podemos ficar longe. Tudo depende única e exclusivamente de zelarmos e batalharmos pelo que for interessante para os desenvolvedores de games de São Paulo. O plural faz sentido pois a participação de todos nas atividades da IGDA-SP será decisiva para o nosso crescimento e desenvolvimento.

No fundo, é isso: a IGDA-SP quer ter a oportunidade de trabalhar e representar cada um dos desenvolvedores que estão por aqui. Quer que todo game dev de Sampa veja nela um espaço amigável e útil para jogar suas dúvidas, compartilhar seus conhecimentos, comemorar seus sucessos, pedir suas ajudas, lamentar seus fracassos – ou seja, dividir com outros iguais as dores e delícias de ser desenvolvedor de games.

Por isso, a IGDA-SP está se reformulando: para fazer da entidade algo tão grande quanto a Comunidade Game Dev de São Paulo merece e deseja. Estamos com presidente novo e formamos uma nova diretoria interina que será apresentada com mais detalhes logo, logo. E já começamos os trabalhos.

Nos próximos dias, vamos promover algumas mudanças nos canais de comunicação e anunciaremos as primeiras boas novas que já estão acertadas, desde o processo de estruturação do capítulo até as atividades que já tem dia e hora para ocorrer.

Queremos fazer mais coisas do nível do I Festival Games Brasil, que marcou este respawn da IGDA-SP levando jogos feitos no Brasil a milhares de pessoas que nunca tinham sequer ouvido falar deles. E vamos chegar lá!

Mas vamos esclarecer uma coisa desde já: aqui, quem lidera não é o que importa. Primeiro, porque todos associados podem se candidatar a participar da gestão da IGDA-SP e toda ajuda é mais que bem-vinda. Segundo, porque o que precisamos é de uma entidade com associados participativos e construtivos, que concordem que fazer games no Brasil é como sobreviver na ilha de Lost, Live Together, Die Alone.

E o vídeo abaixo tem três minutos muito inspiradores de duração. Ele dá o tom que acreditamos ser ideal para nossa retomada:

VIDEO

“O primeiro seguidor é o que diferencia um líder de um lunático”. Não interessa quem faz o que na IGDA-SP. Ela só faz sentido se conseguir tornar-se algo relevante, útil e interessante para os desenvolvedores de São Paulo. Está feito o convite: vamos fazer isso acontecer juntos? Uma associação só tem razão de existir se houver associados que dela participem efetivamente.

Um abraço de todos os envolvidos na retomada da IGDA-SP!

Diretor Presidente Interino: Almiro Carvalho Jr
Diretores Interinos: Diego Bellini, Florência Silberstein, Paulo Luis Santos e Alan Carvalho
Conselho Consultivo Interino: Renan Amaral, Reinaldo Ramos, Kao Tokio e Marcelo Tomita